Respostas

2014-04-09T22:18:12-03:00
Napoleão com a sua ganância de expandir a sua influência e o seu império por toda a Europa travou batalhas em território espanhol. 

A Espanha como uma grande parte da Europa estava sob domínio Frances, mas os espanhóis não aceitaram serem subjugados sem pelo menos lutar até o limite de suas forças, o resultado foi uma terrível guerra interna na Espanha, onde de um lado já no poder constituído estava o irmão de Napoleão e suas forças, além de possíveis apoiadores entre os espanhóis e de outro a resistência espanhola lutando contra a dominação de seu povo. 

Bom, enquanto a Espanha se encontrava nessas dificuldades, ficou muito mais fácil para as colônias espanholas na América de se revoltarem. 

Aproveitando-se das condições da metrópole as colônias espanholas conquistaram a sua independência, não sem antes lutar muito. 

Havia também um quadro econômico e ideológico favorável a independência das colônias espanholas, mas como sua pergunta é específica em relação as guerras napoleônicas e a libertação das colônias espanholas