É correto afirmar sobre a questão da escravidão no Brasil. O processo de escravidão se deu sem resistência, os quilombos, nunca fora um refúgio de fugitivos, mas sim um lugar onde tentavam viver de modo livre se adaptando aos valores e símbolos culturais portugueses.
O processo de escravidão não se deu sem resistência, podemos identificar desde a formação de quilombos, refúgios dos fugitivos, lugares onde tentavam viver de modo livre até a retomada de seus valores e símbolos culturais. O processo de escravidão se deu em meio a participação dos próprios povos africanos, estes jamais ofereceram resistência, podemos identificar a passividade do escravo africano em terras brasileiras pela inexistência de fugitivos, e pelo total desapego de seus valores e símbolos culturais. O processo de escravidão se deu sem resistência, podemos identificar isto pela falta de interesses dos próprios escravos nas diversas políticas abolicionistas que se teve no Brasil desde século XVI. O processo de escravidão se deu sem resistência, podemos identificar desde a chegada dos primeiros africanos no Brasil a sua integração com as elites locais se deu de maneira harmoniosa e jamais houve qualquer tipo de enfrentamento entre escravos e senhores.

1

Respostas

2014-04-09T22:32:34-03:00
O processo de escravidão não se deu sem resistência, podemos identificar desde a formação de quilombos, refúgios dos fugitivos, lugares onde tentavam viver de modo livre até a retomada de seus valores e símbolos culturais.