Um avião decola formando um ângulo de 30º, em relação a pista. Depois de percorrer 6 Km, em linha reta, a que altura do solo ele deverá estar?
eu só preciso do Calculo pois o professor já nos deu a resposta, que é 3 Km
e ele quer o calculo, por favor ajude

2

Respostas

2014-04-09T22:39:11-03:00
A distância percorrida pelo avião é a hipotenusa, que vale 6 km.
o cateto oposto é a altura do avião, pois o avião forma um ângulo de 30º em relação ao solo.
Como queremos saber a altura (cateto oposto) e temos a hipotenusa (6 km), vamos resolver por seno:
sen 30º = cat. oposto/hipotenusa
1/2 = h/6
2h = 6
h = 3 km
1 5 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-04-09T23:04:28-03:00
De inicio temos o ângulo, que é de 30°, e sabemos que ao decolar o avião pousa em linha reta, ou seja, essa distância nos garante o valor da hipotenusa do triângulo, pois a hipotenusa é a distância dela com os vértices opostos que formam os catetos, sendo assim, faremos o calculo usando a regra do seno. logo:

Sen X= co/H, como o cateto oposto não tem valor, e representa a altura do triângulo,
então, co=h     e Hipotenusa=H=6km logo:
Sen 30º= h/6km
como Sen 30º= 1/2 temos:
1/2= h/6
fazendo meio pelos extremos, 2h= 6
                                             h= 6/2
                                              h=3km.
2 5 2
Comentário foi eliminado
OK, OBG :)