Qual é a altura de uma torre que projeta uma sombra de 38 m no momento em que o Sol está a 45º acima da linha do horizonte?
obs: o professor na deu a resposta, porem ele quer que apresentemos o calculo da questão a resposta é 38 m, preciso do calculo PFV ajuda

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-09T23:25:52-03:00
Não esqueça que quando o angulo é de 45º o triangulo retângulo que é formado é de um quadrado por isso que a altura será igual a sombra projetada

Certifique que num quadrado se cortamos pela diagonal e dividirmos em 2 triângulos Retângulos
Cada ângulos agudos serão iguais a 45º e seus lados terão a mesma medida


1 5 1
2014-04-09T23:31:43-03:00
Nesse triangulo, como voce descreveu, voce tem os dois catetos, 38m como sendo a base, e o poste, que chamaremos de x, como a altura, para descobrirmos a altura usando cateto oposto e cateto adjacente usaremos a tangente de 45, que é igual a 1, a equaçao fica assim:

 \frac{x}{38} = tg45
 \frac{x}{38} = 1
x = 38m