Bom primeiramente para simplificar a escrita musical prefere-se utilizar a enarmonia para facilitar a leitura porque a tonalidade de Mi bemol Maior tem apenas dois bemóis enquanto a de Ré sustenido Maior tem cinco sustenidos e dois dobrado sustenidos. Segue o campo harmonico de Ré sustenido Maior.:
Ré#Maior Mi#Menor Fá## Menor Sol# Maior La# Maior Si# Menor Dó## Diminuto
Se pensarmos em tétrades ficaria assim D#7+ E#m7 F##m7 G#7+ A#7 B#m7 C##meio diminuto. Porém facilitaria se pensarmos em Mi bemol ao invés de ré sustenido porque são a mesma nota por enarmonia (graças a Bach e o cravo bem temperado), vamos lá campo harmonico de Mi bemol em tríades (Tônica, Terça e Quinta) Eb Fm Gm Ab Bb Cm Dº e se pensarmos em tétrades (Tônica, Terça, Quinta e Sétima) Eb7 Fm7 Gm7 Ab7+ Bb7 Cm7 D half-diminished. Falou!

Respostas

2014-04-10T16:48:57-03:00
2014-04-11T15:49:08-03:00