Respostas

2014-04-10T20:21:20-03:00
1º) Como ele é um triangulo retangulo, para descobrir x, basta usar o teorema de pitagoras;
(x+2)² = x² + (x+1)²
Monta a equação, e no final vai achar x = 3;

2º) seno α = Cateto oposto / Hipotenusa
Seno α = 3/5;
1 5 1
A melhor resposta!
2014-04-10T20:26:36-03:00
Pelo T. de Pitágoras

(x + 2)² = (x + 1)² + x²
x² + 4x + 4 = x² + 2x + 1 + x²
2x² - x² + 2x - 4x +1 - 4 = 0
x² -2x - 3 = 0 ==> 

Δ= (-2)² - 4. 1 . (-3) = 4 + 12 = 16

x= (2 + √16)/2 = (2 + 4)/2 = 3
ou
x=(2 - √16)/2 = (2 - 4)/2 = -1  (não serve)

assim x = 3
logo sen â = (cat. oposto) / hipotenusa = x/(x+2) = 3/(3+2) = 3/5
1 5 1