O processo de industrialização fez nascer a sociedade urbana, com um crescimento significativo da classe operária. A concentração populacional foi acompanhada da falta de planejamento urbano e de uma propagação da miséria. As péssimas condições de trabalho e as moradias em bairros insalubres proliferaram as doenças e provocaram a morte de um grande número de pessoas. Os conflitos sociais também se multiplicaram.

Sobre o ambiente social urbano, promovido pela Revolução Industrial, e o contexto de nascimento da Sociologia como ciência, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correspondente:

1. Com a multiplicação dos casos de suicídio e alcoolismo, o poder público na Europa, tanto das cidades como dos governos nacionais, busca intervir na vida urbana, muitas vezes de forma violenta. Para alguns pensadores, como os socialistas utópicos, as condições de exploração dos trabalhadores era o principal fator de crise social.

2. Muitos consideravam que era preciso organizar a sociedade diante do progresso material. A Revolução Industrial não era o problema, mas sim a falta de adaptação dos espaços urbanos, para uma condição mais saudável de convivência social.

3. O estabelecimento da ordem social era defendida por pensadores como Augusto Comte. Para ele, seria necessário a constituição de uma ciência que entendesse a sociedade, através de uma ciência fundada nas mesmas bases das ciências naturais.

4. Não podemos associar o nascimento da sociologia como ciência às crises sociais ocorridas após a Revolução Industrial. A ciência nunca esteve vinculada às necessidades humanas.

ALTERNATIVAS Somente as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas. Somente as alternativas 2, 3 e 4 estão corretas. Somente as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas. Somente as alternativas 1, 3 e 4 estão corretas. Todas as alternativas estão corretas.

1

Respostas

2014-04-11T00:27:16-03:00
Somente as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.
1 1 1