Respostas

2014-04-11T02:04:12-03:00
De uma maneira bem prática, é a parte viva da célula, onde se encontram as substâncias úteis aos processos metabólicos. ( proteínas, carboidratos, entre outras. Essas substâncias formam um coloide e esse coloide é o formador do protoplasma. Não é necessário decorar, basta entender isso.
A melhor resposta!
2014-04-11T02:16:15-03:00
É uma substância incolor e gelatinosa, encontrada em todas as matérias vivas, tanto vegetais quanto animais. Ou seja, é qualquer substância contida no interior das células. É no protoplasma onde se centraliza todos os processos vitais. Por sua vez, uma célula é uma minúscula porção de protoplasma limitada por uma membrana plasmática. 

O protoplasma compreende o citoplasma e nucleoplasma cuja composição não é definida. A composição pode variar de célula para célula, de acordo com o seu metabolismo. Entretanto, são comumente encontrados proteínas, enxofre, fósforo, gorduras, carboidratos. 

Incrivelmente, os mesmos elementos encontrados no protoplasma estão nos seres inanimados. Mas na matéria viva eles se combinam de tal forma, que condicionam as reações. Infelizmente, ainda não foi possível sintetizar o protoplasma em laboratório.
2 5 2