Respostas

2014-04-13T01:31:43-03:00
Os metais alcalinos (família IA- Li, Na, K, Rb, Cs, Fr) possuem 1 elétron na camada de valência (ns1- n representa o período do elemento). Tendem a perder este elétron da camada de valência para adquirir maior estabilidade através do octeto (configuração de um gás nobre- 8 é na camada de valência). São bastante eletropositivos, já que tendem a formar cátions,seu nox é +1 e a eletropositividade cresce conforme o raio atômico, ou seja, de cima para baixo. São bastante reativos com a água formam facilmente hidróxidos e a reatividade também aumenta com o raio. São metais de baixa densidade e moles.
Os metais alcalinos terroso (família IIA- Be, Mg, Ca, Sr, Ba) possuem 2 elétrons na camada de valência (ns2). Tendem a perdê-los para adquirir maior estabilidade através do octeto. Também são bastante eletropositivos já que tendem a formar cátions, seu nox é +2. O nome metais alcalinos terrosos provém do nome que recebiam seus óxidos: terras. Possuem propriedades básicas.São metais de baixa densidade, coloridos e moles.
Os Halogênios (família VIIA- F, Cl, Br, I, At) possuem alta eletronegatividade e eletroafinidade, A energia de ionizaçao desses elementos também é alta.Possuem raio atômico pequeno em relação aos metais.Seu nox é -1. Eles tendem a formar o ânion X^-1 ou compartilhar elétrons para adquirir estabilidade. Possuem 7 é na camada de valência (ns2 np5) e possuem apenas ametais na sua família. O nome da família provem do grego e significa formadores de sais. São altamente oxidantes e possuem alta reatividade,
Os calcogênios (família VIA- O, S, Se, Te, Po) possuem 6 elétrons na camada de valência (ns2 np4) o nome é proveniente do grego e significa minério porque vários minérios são na forma de óxidos ou sulfeto. Seu nox geralmente é -2. 
Os gases nobres (família VIIIA ou 0- He, Ne, Xe, K, Ar, Rn) são os elementos mais estáveis da tabela periódica e possuem 8 elétrons na camada de valência (ns2 np6). Possuem baixa reatividade pois não reagem facilmente com os demais elementos (daí o nome nobre). Possui também baixa afinidade eletrônica (já que são estáveis) e alta energia de ionização (porque não é fácil arrancar um elétron de um elemento estável).