Respostas

A melhor resposta!
2014-04-12T11:35:03-03:00
O modo imperativo exprime ordem,conselho,pedido e possui duas formas :Afirmativa e negativa.
O imperativo não possui a primeira pessoa do singular,pois não se prevê ordem,conselho ou pedido a si mesmo.
O imperativo afirmativo é formado pelo presente do subjuntivo ,mas não há a segunda pessoa do singular e nem a segunda do plural.
O imperativo negativo é formado do presente do subjuntivo.
2 5 2
2014-04-12T11:36:31-03:00
O imperativo afirmativo se forma da seguinte maneira:

A segunda pessoa do singular (tu) e a segunda pessoa do plural (vós) derivam das pessoas correspondentes do presente do indicativo, suprimindo-se o s do final;
As demais pessoas (ele, nós, eles) derivam do presente do subjuntivo (que ele..., que nós..., que eles...) não sofrendo alterações;
Não existe flexão da primeira pessoa do singular (eu);
No verbo ser, excepcionalmente, a 2ª pessoa flexiona-se em sê no singular e em sede no plural.