Respostas

2013-06-04T20:18:01-03:00

Projeção azimutal ou plana  é uma forma de representação cartográfica que consiste na tomada de um determinado ponto, seja uma porção de terra ou de água, e a partir deste, “esticar” ou “achatar” cada um dos pontos do globo representados, mantendo-se todas as áreas equidistantes do ponto inicial. Não preserva a formas dos continentes nem suas dimensões, mantendo porém, as mesmas distâncias, sendo que as distorções desta mesma projeção encontram-se nas áreas periféricas. As deformações são pequenas próximas ao centro, porém vão aumentando com o gradual distanciamento deste.

 

 Tal projeção é geralmente feita tomando-se um dos centros dos pólos do planeta, e tendo como referência os ângulos de determinadas estrelas no espaço para realizar uma distribuição equitativa do ponto de vista matemático de cada terreno. As distâncias e direções a todos os lugares são assim distribuídos do ponto tomado como referência; dali então teremos o ponto apropriado para se calcular qualquer coordenada.

A projeção azimutal é bastante utilizada pelos pilotos de aviões no cálculo de distâncias aéreas, além de estudossísmicos (relacionados ao comportamento das placas tectônicas e previsão de terremotos) bem como para qualquertrabalho relacionado a ondas de rádio. Sua utilização é ainda importante em estudos geopolíticos, permitindo diferentes análises e estudos da importância geopolítica de determinado país.

 

espero ter ajudado!

 
1 3 1
2013-06-04T20:27:19-03:00

Projeção azimutal é a projeção cartográfica que se obtém sobre um plano tangente a um ponto qualquer da superfície terrestre o qual ocupa o centro da projeção. Classifica-se como Projeção azimutal polar, Projeção azimutaequatorial Projeção azimuta obliqua, conforme o ponto central seja, respectivamente, um pólo, um ponto no equador ou um ponto intermediário entre o equador e o pólo.

No caso do plano ser tangente ao pólo, os paralelos aparecerão representados nos círculos concêntricos, que tem como centro o pólo e os meridianos no lugar dos cardeais, convergindo todos para o ponto de contato. Neste tipo de projeção, as deformações são pequenas nas proximidades do pólo, mas aumentam à medida que nos distanciamos do centro e o mesmo efeito se aplicaria quando a projeção é feita num determinado paralelo de latitude nesse caso os cardeais indicariam os rumos e as coordenadas, a partir do ponto de contacto, sofreriam distorções.

A projeçãoazimutal no caso da convenção cartográfica, é originada a representar regiões polares pois apresenta menos distorções nas regiões próximas do ponto central. Tem uma grande utilidade em navegação aérea e análise geopolítica. O emblema da onu consiste numa projecção azimutal equidistante do mapa mundo (menos a Antárctica) centrada no Pólo Norte, rodeada de ramos de oliveira. Os ramos de oliveira são um símbolo de paz e o mapa mundo representa todos os povos do mundo.Branco e azul são as cores oficiais das Nações Unidas.

Espero ter ajudado... bjos

1 5 1