Respostas

A melhor resposta!
2014-04-13T08:02:19-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1) O início da Idade Média foi marcado pela deposição do último soberano do Império Romano do Ocidente, em 476 d. C. O final do período ocorre com a tomada de Constantinopla (hoje Istambul) pelos otomanos em 1453.

2) Durante esse período, a Europa mergulhou na "Idade das Trevas", pois as pessoas olhavam as ruínas das cidades e viam banhos públicos, encanamentos de água, obras de arte e de engenharia extraordinários, dentre outras características da civilização romana. Comparavam-na com a sujeira, a fome, o sofrimento, o trabalho excessivo e sem perspectivas de melhoria, a insegurança constante, a falte de médicos, dentre outras coisas, percebendo que viviam muito pior do que à época dos romanos. O número de pessoas alfabetizadas diminuiu muito. O de escritores, ainda mais.  As pessoas, desesperadas frente às duras condições de vida e às constantes violências às quais eram submetidas, buscavam a igreja para conseguir um pouco de paz e segurança, mesmo que fosse na vida após a morte, haja vista que imaginavam um fim do mundo  próximo.  Buscando garantir sua vaga no céu, doavam seus bens e suas terras para os padres e religiosos, de modo que a igreja católica chegou a ter mais de 60% das terras europeias.

O termo "idade das trevas" não é adequado em razão de que ainda havia produção de conhecimento, mesmo que estivesse, em grande parte, ligada ao pensamento religioso.

Bons estudos!

3 5 3
2014-04-13T10:00:03-03:00
Queda de constantionopla em 1453