Respostas

2014-04-13T01:40:57-03:00
Através do diagrama de Linus Pauling, decorando e subtraindo o número de elétrons em cada nível serguindo as flechas diagonais. Há também a possibilidade de você decorar a ordem direta. Caso tenha uma boa memória o segundo método se tornará mais fácil. Como por aqui é complicado desenhar, irei resolver sua questão com a ordem direta (que não é nada mais que o diagrama retificado).

Informações do átomo:
Z = 26
E = 26 + 3 = 29

1s2,2s2,2p6,3s2,3p6,4s2,3d10,4p6,5s2,4d10,5p6,6s2,4f14,5d10,6p6,7s2,5f14,6d10

Portanto a distribuição eletrônica desse cátion de ferro seria: 1s2,2s2,2p6,3s2,3p6,4s2,3d9
A melhor resposta!
2014-04-13T01:53:38-03:00
Primeiro você faz a distribuição eletrônica do átomo neutro (mesmo número de prótons e elétrons):
Fe(Z=26): 1s2, 2s2,2p6,3s2,3p6,4s2,3d6
Agora você observa o nox deste cátion que é +3, isso significa que o átomo de Ferro perdeu 3 elétrons. O sinal de + do nox indica que ele ficou positivo, ou seja, antes era neutro e agora ficou com mais prótons que elétrons (26 prótons e 23 elétrons) e a carga do próton é positiva. Os elétrons perdidos devem ser retirados apriore da camada mais externa (4s2) que está mais distante do núcleo. Em seguida tiramos 1 elétron da outra camada mais externa. E a configuração fica da seguinte forma: 
Fe+3: 1s2,2s2,2p6,3s2,3p6,3d5

1 5 1