Respostas

2014-07-21T15:06:49-03:00
Existem inúmeras doenças causadas por bactérias, porém as principais (e que mais são cobradas no vestibular) são:

Tuberculose: Uma doença respiratória causada pelo Mycobacterium tuberculosis, mais conhecido como Bacilo de Koch. Ela ataca principalmente os pulmões, causando tosse crônica, anorexia, dores no tórax etc.
Pode ser prevenida pela vacina BCG (aquela que tomamos na infância e que deixa uma cicatriz no braço).

Gonorreia: Uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Causa corrimento nos órgãos sexuais e pode causar processos inflamatórios. Pode ser prevenida com o uso de preservativos e higienização após o ato sexual.

Cólera: Uma doença infecciosa e transmissível que ataca os intestinos, causada pela bactéria Víbrio cholerae. Pode ser prevenida através de medidas básicas de higiene, e o tratamento pode ser feito através de antibióticos. 

Leptospirose: Uma doença bacteriana causada pela bactéria do gênero Leptospira, e transmitida principalmente pela urina de ratos. Causa inúmeros sintomas no infectado, entre eles enjoo, febre alta, calafrios, dor de cabeça etc. Além desses sintomas pode ocasionar inúmeras outras complicações nos rins, na pele, intestinos etc. 

Hanseníase: É uma doença muito antiga, conhecida antigamente como lepra. Ataca os pigmentos da pele, olhos e nervos. É causada pela bactéria Mycobacterium leprae, e pode ser transmitida pelo contato íntimo e duradouro com o infectado. Porém mesmo sendo contagiosa, o Mycobacterium leprae é uma bactéria de baixa infectividade. Ela deixa pele com inúmeras manchas, o que levava os contagiados ao isolamento da sociedade nos tempos medievais e antigos. Porém hoje existem antibióticos que tratam a doença, podendo até curá-la.