Respostas

2014-04-13T21:10:06-03:00

A contracultura foi um movimento questionador da cultura elitista ocidental vigente, sob essa ótica muito ampla podem ser citados inúmeros movimentos, como o movimento hippie, underground, ou punk.
Entre os ideais desse movimento podem se destacar a contestação de atitudes como consumismo, corrupção, e uma proposta de novos valores morais, em linhas gerais, mais liberais que o da sociedade tradicional.
O auge da contracultura ocorreu nos anos 60 e 70, influenciado pelas mudanças ocorridas na sociedade mundial, como a imposições de ditaduras e a descolonização da África e Ásia.
Podem se encontrar inúmeras influencias desse movimento que até hoje, muitos se consideram inseridos nele. Na música, com o festival de Woodstock (1969) em Nova York, ou artistas como Raúl Seixas ou Caetano Veloso no Brasil, e hoje em dia notável influência no rap brasileiro, e até mesmos em bandas como Legião Urbana, Titãs e Paralamas do Sucesso. Na literatura, a escola literária Modernista com escritores como Guimarães Rosa e Manuel Bandeira. No cinema, a criação do "cinema novo", com cineastas como Glauber Rocha com filmes criticando a pobreza e desigualdades

1 4 1