parede celular é um envoltório extracelular presente em todos os vegetais e algumas bactérias, fungos e protozoários, cuja composição varia conforme o hábito de cada organismo perante os processos evolutivos e adaptativos.

Respostas

2014-04-13T15:37:48-03:00
A parede celular é uma estrutura que cobre as células de muitos seres vivos, como plantas, fungos e outros. Ela é uma parede semi-rígida, o que não acontece com o glicocálix. Assim, as células que a possuem têm menor possibilidade de modificar sua forma. 

A parede celular é, dentro de certos limites, uma estrutura permeável, não exercendo controle sobre substâncias que penetram na célula ou que dela saem. 

As paredes celulares das bactérias são formadas basicamente por uma substância típica dos procariontes: o peptidoglicano. 

As bactérias chamadas capsuladas são bactérias que além da parede celular apresenta outra camada externa que se chama: cápsula. A grossura e a composição química dessas cápsulas dependem da espécie. 

Nos protistas, muitos possuem parede celular, nos diversos grupos a composição química varia. Muitas vezes a parede celular pode ser basicamente de sílica ou de celulose. 

Nas plantas, a parede celular é formada principalmente por celulose e, por isso, é também conhecida como membrana celulósica.

1 5 1
2014-04-13T15:37:54-03:00
Parede celular é um envoltório cuja função é proteger e dar resistência as células que à possuem. Nela se permiti a passagem de água e nutrientes do meio externo para o interior da célula ( no caso das bactérias).
1 5 1