Respostas

2013-06-05T09:07:38-03:00

O reino monera é formado por bactériascianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). Esses seres microscópios são geralmente menores do que 8 micrômetros ( 1µm = 0,001 mm).

As bactérias (do grego bakteria: 'bastão') são encontrados em todos os ecossistemas da Terra e são de grande importância para a saúde, para o ambiente e a economia. As bactérias são encontradas em qualquer tipo de meio: mar, água doce, solo, ar e, inclusive, no interior de muitos seres vivos.

Exemplos da importância das bactérias:

na decomposição de matéria orgânica morta. Esse processo é efetuado tanto aeróbia, quanto anaerobiamente; agentes que provocam doença no homem; em processos industriais, como por exemplo, os lactobacilos, utilizados na indústria de transformação do leite em coalhada; no ciclo do nitrogênio, em que atuam em diversas fases, fazendo com que o nitrogênio atmosférico possa ser utilizado pelas plantas; em Engenharia Genética e Biotecnologia para a síntese de várias substâncias, entre elas a insulina e o hormônio de crescimento.

doenças :

Adenite Equina (Garrotilho) – infecção em equinos causada pela Streptococcus equi subsp. equi. Bacteremia – presença de bactérias na corrente sanguínea. Botulismo – causada pela bactéria Clostridium botulinum, pode levar à morte se não for tratada. Bronquite – pneumococos podem causar a inflamação dos brônquios, causando esta doença. Brucelose – causada pelas bactérias do gênero Brucella, transmitida principalmente pelo leite não pasteurizado. Cancro mole – é uma DST, causada pela bactéria Haemophilus ducreyi. Carbúnculo (antrax) – causada pela bactéria Bacillus anthracis, já foi utilizada no bioterrorismo.