Respostas

2013-06-05T09:18:26-03:00

Quando elevamos a temperatura de um líquido, suas propriedades físicas podem ser alterados simultaneamente, que por consegunte reduzem significativamente seu volume.

 

A água, por sua vez, não se comporta termicamente como a maioria das substâncias, e isso causa consequências muito importantes na natureza, em virtude da sua abundância em nosso planeta. 

Imaginemos que certa quantidade de água a 0 ºC é colocada em um recipiente indilatável. Aumentando sua temperatura, o nível do líquido desce até a temperatura atingir 4º C. A partir daí, se o aquecimento continuar, o nível do líquido passa a se elevar. 
A conclusão que se pode tirar desse experimento é a de que, no aquecimento de 0 ºC até 4 ºC, a água sofre uma contração, ou seja, uma diminuição do volume. No aquecimento acima de 4 ºC a água sofre uma dilatação, isto é, um aumento do volume. 
Esse comportamento é explicado pela existência de um tipo especial de ligação entre suas moléculas: as chamadas pontes de hidrogênio. 

Essa ligação é de natureza elétrica e ocorre entre átomos de hidrogênio de moléculas diferentes. As pontes de hidrogênio estabelecem-se porque as moléculas de água são polares, isto é, apresentam certa polaridade elétrica. 
Portanto, quando a temperatura de certa quantidade de água aumenta a partir de 0 ºC, ocorrem dois efeitos que se opõem quanto à sua manifestação macroscópica.

1 5 1