Respostas

2014-04-13T21:38:03-03:00


 Enquanto a primeira lei se refere á transmissão de características isoladas, a segunda lei trata de uma relação na transmissão de mais de uma característica simultaneamente.
Mendel descobriu a segunda lei (ou lei da segregação independente) a partir de experimentos com ervilhas, em que cruzou plantas puras ( homozigóticas ) com sementes amarelas (VV) e lisas (RR), com sementes verdes (vv) e rugosas (rr).
 Na primeira geração (F1) obteve todas as plantas com fenótipo amarelas e lisas, e genótipo heterozigótico (VrRr). e por autofecundação obteve a segunda geração (F2), em que haviam 4 tipos de sementes ( amarela e lisa - V_R_, amerela e rugosa - V_rr, verde e lisa - vvR_, verde e rugosa - vvrr ).
 Ao descobrir a possibilidade de ocorrer sementes verdes e lisas, como amarelas e rugosas, fez Mendel chegar á conclusão de que a transmissão de características da cor da semente, são independentes da transmissão das características relacionadas á forma dessas sementes, chegando á uma lei geral afirmando a independência da transmissão de genes.

13 4 13