Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-02-19T20:52:15-03:00

Designa-se por matriz uma entidade matemática ou cientifica onde a informação é organizada e distribuída numa malha de m linhas e n colunas (m e n ∈), que por sua vez formam uma tabela ou um quadro de dupla entrada.

Em regra às matrizes atribuem-se letras maiúsculas,, e aos seus elementos, ou entradas, minúsculas, , estando estes sempre acompanhadas por dois índices (o primeiro (i) que indica a linha a que o elemento pertence e o segundo(j) que indica a coluna à qual o elemento pertence). Assim, o elemento  pertence à i-ésima linha e à j-ésima coluna de uma matriz A. Uma matriz com m linhas e n colunas é chamada de matriz do tipo m por n (ou, simplesmente, matriz m×n), no caso em que m = n, a matriz designa-se por matriz quadrada de ordem n (ou, abreviadamente, matriz de ordem n).

 

3 3 3
A melhor resposta!
2013-02-19T20:54:08-03:00

..Para lidar com uma matriz é importante ter conhecimento das linhas horizontais (linhas) e verticais (colunas) e dominar a identificação dos mesmos. Confira os exemplos que nós separamos para ilustrar melhor a explicação. Repare que a matriz onde aparecem a11, a12, …. é o que chamamos de Matriz Genérica. Ela indica o conjunto, as linhas e colunas como aij onde a representa o conjunto, i o número da linha e j o da coluna.

Para montar uma matriz genérica é preciso conhecer apenas a Ordem da matriz. A ordem é representada por dois números ue indicam a quantidade de linhas e de colunas (m x n). Numa matriz de duas linhas e três colunas a ordem é 2×3. Conhecendo a ordem basta montar a matriz genérica substituindo i e j pelo número da linha e da coluna.

3 2 3