Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-04-14T14:00:21-03:00
Uma abelha inicia o processo de produção de mel quando colhe o néctar de uma planta. O néctar da planta é uma maneira natural de encorajar insetos (abelhas, vespas, borboletas, etc) a visitar uma flor. No processo de colher o néctar, o inseto transfere grãos de pólen de uma flor para outra, polinizando-a. A maioria dos néctares das flores são similares à água com açúcar: sucrose misturada com água. Os néctares também podem conter outras substâncias benéficas. Para produzir mel, duas situações acontecem:

    As enzimas que as abelhas produzem transformam a sucrose (um dissacarídeo) em glicose e frutose (monossacarídeos). Veja Como funciona a alimentação para saber mais sobre as enzimas e sacarídeos dos alimentos.
    A grande parte líquida dessa mistura deve ser evaporada, deixando somente cerca de 18% de água na composição final do mel.

Veja esta descrição do processo da enzima:

    "Uma enzima, a invertase, converte a maioria da sucrose em dois açúcares de seis carbonos, glicose e frutose. Uma pequena quantidade da glicose é atacada por uma segunda enzima, a glicose oxidase, e convertida em ácido glucônico e peróxido de hidrogênio. O ácido glicônico transforma o mel em um meio ácido com baixo pH que é inóspito para bactérias, mofo e fungos (organismos que chamamos de micróbios), enquanto o peróxido de hidrogênio proporciona proteção de curto alcance contra esses mesmos organismos quando o mel está amadurecendo ou é diluído para servir de alimento para as larvas. As abelhas melíferas reduzem o teor de água do néctar, o que lhe confere uma elevada pressão osmótica e proteção contra os micróbios".

Abaixo, você encontra uma descrição do processo de evaporação:

    "A mudança física envolve a remoção da água, que é obtida através da manipulação externa do néctar pela abelha que coloca pequenas gotículas no lado superior dos favos e bate suas asas para aumentar a movimentação do ar e eliminar o excesso de umidade".

O efeito consiste em transformar o mel em um alimento muito estável. Ele resiste naturalmente a mofos, fungos e outras bactérias, permitindo que dure por anos sem refrigeração

1 5 1
A melhor resposta!
2014-04-14T14:05:19-03:00
As abelhas começa a produção do mel quando buscam o néctar das flores , são chamadas de “abelhas campeiras”. além de uma espécie de bomba de sucção, elas possuem uma região no estômago reservada para a estocagem do néctar.Quando elas retornam à colmeia transferem o néctar coletado para as “abelhas engenheiras”. que são responsáveis pela produção do mel , o primeiro passo é retirar o excesso de umidade. As engenheiras tomam o néctar das campeiras estendendo a tromba (um parte alongada da boca) e sugando rapidamente. Ela manipula o mel dentro da boca, vai para uma parte da colmeia onde o produto será estocado. Com a cabeça erguida, por várias vezes, estica e retrai a tromba. Esse processo expõe a gota de néctar à ação do ar e provoca a sua evaporação, resultando num produto mais concentrado para só aí, ser depositado na célula (favo).Durante esse processo de retirada da umidade, as abelhas introduzem através da saliva enzimas como a invertase que converte o açúcar do néctar em dois outros açúcares: glicose e frutose e a glicose oxidase, que convertem glicose em ácido glicônico, o que torna o mel ácido e protege contra as bactérias que o fariam fermentar.  Uma vez depositada e preenchida a respectiva célula, esse produto (que ainda não é mel) será lacrado com cera pelas abelhas e só depois de 48 horas, teremos o mel.O objetivo principal da produção de mel é exatamente manter o suprimento alimentar da colmeia.  as abelhas se alimentam vigorosamente do próprio mel que produzem. 
1 5 1