Respostas

2013-06-05T16:02:55-03:00

> DILATAÇÃO TERMICA é o fenomeno pelo qual o corpo sofre uma variação nas suas dimensões, quando varia a sua temperatura. A dilatação de um sólido com o aumento de temperatura ocorre porque com o aumento da energia térmica aumentam as vibrações dos átomos e moléculas que formam o corpo, fazendo com que passem para posições de equilibrio mais afastadas que as iriginais.

> DILATAÇÃO LINEAR, SUPERFICIAL E VOLUMÉTRICA objetos reais sofrem dilatação volumétrica. Mas para algumas aplicações a dilatação volumétrica pode ser tratada como linear ou superficial. Dilatação Linear ocorre em uma única dimensão. Dilatação Superficial ocorre em uma duas dimensões, ou seja, em um plano. Dilatação Volumétrica é considerada três dimensões, ou seja, em no espaço.

> DILATAÇÃO DE LIQUIDOS: Os liquidos, assim como os solidos, sofrem dilatação ao serem aquecidos. Para determinar qual a dilatação sofrida pelos liquidos seguimos as mesmas regras estudadas para os solidos. É importante lembrar que os liquidos não apresentam forma propria, eles adquirem a forma o recipiente.

> DILATAÇÃO DE GASES: se ajustamos uma bexiga vazio ao gargalo de uma garrafa contendo ar aquecendo a garrafa, o ar nela contindo tambem aquece. A medida que o ar aquece, aumenta o volume do ar e a bexiga começa a encher. Se enchermos a garrafa arrefecer, a bexiga ira esvaziar-se porque o ar contrai-se. Isto mostra que os gases se dilatam quando a sua temperatura aumenta.

ESPERO TER TE AJUDADO.