Respostas

2014-04-14T20:19:07-03:00
Olha só cara é totalmente impossível observar um átomo, mais porque ? porque os átomos são menores do que o comprimento de onda da luz o que torna impossível vizualiza-los. 
Até existe um microscópio que nos permite ter uma idéia bem longe dos átomos, mais o que ele mostra são milhares de átomos juntos... 
a verdade, podemos dizer que “vemos” átomos a todo momento, pois todas as coisas são feitas de átomos. Mas será que podemos ver um átomo individual? A resposta é sim, mesmo sem um instrumento. Em 1990, o físico Hans Dehmelt estudava um dispositivo chamado “armadilha magnética”, e conseguiu isolar um único íon de bário nessa armadilha (um íon é um átomo que tem elétrons a mais ou a menos, de forma que tem uma carga elétrica, o que é necessário para permanecer na armadilha). Ele até deu um nome ao íon, Astrid, e tirou uma foto! Para fazer isso. iluminou Astrid com uma luz azul, e ela absorvia a luz e rapidamente a emitia, de forma que se via um pontinho azul no meio da aparelhagem. 

Podemos dizer que este ponto azul corresponde a milhões de fótons emitidos pelo átomo em um segundo, por isso ele é visível. 

Mas será que podemos observar um átomo mais de perto, ver o ambiente nanoscópico que o cerca? Como mencionado acima, hoje em dia há dezenas de tipos diferentes de microscópios que são sensíveis a detalhes atômicos. Vejamos uma imagem obtida por um deles, na IBM (disponibilizada pela Almaden Research Center, Califórnia).
1 5 1
2014-04-14T21:11:43-03:00
Microscopio optico com lentes especiais
1 5 1