Respostas

2014-04-14T20:22:11-03:00
Compor é juntar, decompor é justamente o contrário, é desmembrar. No caso de produtos notáveis, nós tanto podemos decompor, como compor, dependendo da questão.
Ex: - (x + y)² = x² + 2xy + y² (DECOMPOR);
(a² + b²) = (a + b)² - 2ab (DECOMPOR)
Quando trabalhamos com limites estamos decompondo, quando trabalhando com derivadas estamos compondo.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-04-14T21:03:55-03:00
Olá, Larimanoela.

Decompor um número é a mesma coisa que separar um número pelas unidades, dezenas, centenas, unidades de milhar, dezenas de milhar, etc.

Por exemplo:

1850 = 1000 + 800 + 50

Onde:
1000 -milhar;
800 -centena;
50 -dezena.


Agora se você quiser dizer decompor em fatores primos, você deve dividir o número pela sequência de números primos(2, 3, 5, 7, 11, ...).

Por exemplo:

Vamos decompor o número 500 em fatores primos:

500 | 2
250 | 2
125 | 5
25   | 5
5     | 5
1

Portanto: 500 = 2^2*5^3


Agora, caso seja em produto notável, basta fazer o que o Heber escreveu.
2 5 2