Respostas

2013-06-05T19:24:18-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Bruno,

 

Faça a decompição em fatores primos

 

12              15              18/2

 6               15                9/2

 3               15                9/3

 1                5                 3/3

 1                5                 1/5

 1                1                 1

 

mmc(12, 15, 18) = 2^2.3^2.5 = 180

18 3 18
A melhor resposta!
2013-06-05T19:31:47-03:00

Para encontrar o mmc (minimo multiplo comum) temos que pensar: quel o menor numero (maior que 1) que podemos dividir qualquer um desses numeros? no caso, e 2, pois 12 e 18 sao divisiveis por 2. 

 

dividindo 12 e 18 por 2, temos 6 e 9 (o 15 que nao podemos dividir por 2, nao fazemos nada)

E basicamente assim:

 

12, 15, 18  l  2

 6,  15,  9   l  2

 3,  15,  9   l  3

  1,  5,   3    l  3

  1,  5,    1   l  5

  1,  1,   1    l 

 

 

Agora e so multiplicar: 2 . 2 . 3. 3. 5 =  180

 

Portanto, o mmc de 12, 15, 18 e 180

 

=)

 

 

 

 

9 4 9