Respostas

A melhor resposta!
2014-04-14T22:48:26-03:00
Em primeiro, vamos definir a incognita inteira como x, agora vamos montar a equação:

O quintuplo de x = 5 . x
Adicionado a sua terça parte = + 1/3 . x
Tudo isso é igual a -64

Montando a equação, temos:

5x + 1/3x = - 64 ( Para não precisarmos achar o mmc de todos elementos, vamos multiplicar essa expressão por 3, ficando assim: )

15x + x = - 192
16x = - 192
x = - 192 / 16
x = - 12

Portanto a equação que representa a situação citada no enunciado é:

5x + 1/3x = - 64
ou seu modo simplificado
16x = - 192

E descobrimos que o valor de x = - 12
3 5 3
2014-04-14T22:58:18-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Número desconhecido = x

5x +  x = - 64
         3                 mmc = 3

15x + x = - 192
         3                 elimina denominador 3


15x +  x = - 192

16x = - 192

x = - 192/16

x =   -12


Fazendo a verificação:

5x +  x = - 64
         3

5.(- 12) + (-12)  = - 64
                 3  

- 60 + (- 4) = - 64  

- 60 - 4  = - 64
    - 64 = - 64


Então:

R: Esse número é - 12
1 4 1