Respostas

2014-04-15T07:54:39-03:00
1. Corrida Espacial - Os EUA e URSS tratavam uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço, 12 anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela TV a chegada do homem a Lua, com a missão espacial norte-americana.
2. A divisão da Alemanha - Após a 2ª GM, a Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação entre países vencedores. A republica democrática da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sendo zona de influencia soviética e, portanto socialista. Em 1961 foi levantado o Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes: Uma capitalista, e outra socialista.
3. Plano Marshall e Comecon - As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da decada de 1940, os EUA colocaram em pratica o plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir países capitalistas afetados pela 2ª GM. Já o Comecon foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre países socialistas.
- O Fim da Guerra Fria: A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas republicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim
e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos pucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

                  Espero ter ajudado! *-*
1 5 1
2014-04-15T09:25:29-03:00

Paralelamente à Guerra Fria, aconteceram muitos fatos marcantes da história. Entre eles, há a Guerra da Coreia, o único confronto militar direto do período da guerra entre os dois grandes blocos econômicos. A Queda do Muro de Berlim, a Corrida Espacial, o Fim da Guerra Fria e a Segunda Guerra Fria são outros acontecimentos importantes do período. 
2 4 2