Respostas

2014-04-15T11:48:12-03:00
Maquinofatura é o 3º estágio da evolução da indústria. 
Aí seguem os estágios explicados: 

Indústria é o conjunto das atividades realizadas na transformação de objetos em estado bruto, as chamadas matérias-primas naturais ou não -, em produtos que tenham uma aplicação e satisfaçam as necessidades do homem. 

Quanto a sua evolução histórica, podemos reconhecer três estágios fundamentais: o artesanato, a manufatura e a maquinofatura. 

Artesanato – Estágio em que o produtor (artesão) executava sozinho todas as fases da produção e até mesmo a comercialização do produto. Não havia divisão do trabalho nem o emprego de máquinas, somente de ferramentas simples. (até o séc. XVII) 

Manufatura – A manufatura corresponde ao estágio intermediário entre o artesanato e a maquinofatura. Nesse estágio já ocorria a divisão do trabalho (cada operário realizava uma tarefa ou parte da produção), mas a produção ainda dependia fundamentalmente do trabalho manual, embora já houvesse o emprego de máquinas simples. Esse estágio corresponde a fase inicial do capitalismo. (1620-1750). 

Maquinofatura – É o estágio atual, iniciado com a Revolução Industrial. Podendo ser caracterizado pelo emprego maciço de máquinas e fontes de energia modernas (carvão mineral, petróleo, etc.), produção em larga escala, grande divisão e especialização do trabalho. (1750 até hoje).