Questão 1

De acordo com a Teoria Sócio-histórica de Vygotsky:
I. As propriedades intelectuais dos homens são resultado de um processo de desenvolvimento predeterminado e o seu afloramento está vinculado à maturação de estruturas cerebrais.
II. As capacidades humanas têm origem social. É possível entender os comportamentos das pessoas, porque as características humanas não são inatas; elas surgem em resultado das relações entre indivíduos humanos e se desenvolvem ao longo do processo de internalização de formas culturais de comportamento.
III. Só é possível compreender os comportamentos das pessoas se considerar que as funções superiores do homem são o resultado da maturação de um organismo que já possui, em potencial, tais capacidades. É verdadeiro o que se afirma em:

Escolha uma:
a. I
b. II
c. I e II
d. II e III

Questão 2

Diante da compreensão de que o Behaviorismo considera a psicologia como a ciência do comportamento e procura compreender o comportamento para prevê-lo e até modificá-lo, se necessário, podemos afirmar que
Assinale apenas uma alternativa correta.

Escolha uma:
a. as pessoas alimentam o crescimento através da empatia – a ausência de julgamento refletindo nossos sentimentos e sentidos.
b. somos motivados por uma hierarquia de necessidades.
c. o comportamento como sendo o conjunto de reações ou respostas que um organismo apresenta às estimulações do ambiente.
d. o comportamento desajustado do adulto resulta de conflitos não resolvidos durante os estágios psicossexuais anteriores

Questão 3

Em ambientes virtuais, o aluno e o professor interagem através de uma infinidade de recursos, que possibilitam a potencialidade do desenvolvimento da aprendizagem, sendo que estes recursos variam de ambiente para ambiente. Para que ocorra a aprendizagem, nestes ambientes, as atividades precisam ser envolventes, onde o aluno aprende através da descoberta ou invenção, pois em sala de aula, geralmente o aluno é passivo, dependendo sempre do professor para aprender.
Tendo como referência a abordagem de Henri Wallon na aprendizagem, podemos afirmar que:

Escolha uma:
a. O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os co-responsáveis pela aprendizagem
b. O indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado
c. Fundamentou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.
d. Aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. Instrução relacionada a contextos e experiências pessoais.

Questão 4

Imagine uma situação hipotética em que a professora reage ao “erro” do aluno de forma contundente, desvalorizando o seu raciocínio analógico. O erro e sua correção tiveram, ao longo do tempo, diferentes abordagens relacionadas a concepções e reflexões sobre a avaliação da aprendizagem.
O procedimento docente que caracteriza uma concepção mediadora de avaliação é:

Escolha uma:
a. Considerar o resultado obtido pelo aluno como conseqüência do seu empenho em reproduzir os conteúdos dados e as normas estabelecidas pela instituição onde ele estuda
b. Valorizar a produção individual sobre a coletiva, acompanhando os alunos em diversas situações de aprendizagem, para estabelecer as estratégias de ensino.
c. Determinar a correspondência entre as intenções e as observações, verificando se os dados observados correspondem às intenções formuladas.
d. Analisar as várias manifestações dos alunos em situações de aprendizagem, considerando suas hipóteses, para exercer uma ação educativa.

Questão 5

Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta que corresponde a teoria behaviorista do desenvolvimento:

a. As tendências comportamentais individuais e os padrões comuns de desenvolvimentos são pré-determinados
b. O ser humano tem uma tendência a adaptar-se ao seu ambiente, através de uma busca ativa de compreensão da realidade
c. As características do comportamento e o caminho do desenvolvimento são amplamente influenciados pela experiência
d. O homem cresce e se desenvolve por meio das interações sociais que estabelece ao longo da vida e do significado que tira delas
e. O comportamento e o desenvolvimento da personalidade são determinados, em essência, por processos internos e externos, e a última é estruturada ao longo da vida.



1

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-16T15:41:17-03:00
Questão 1- D
Questão 2- C 
Questão 3- C
Questão 4- D
Questão 5-  D
4 4 4