Um estacionamento cobra R$ 6,00 pela primeira hora. A partir da segunda hora, os preços começam a cair em progressão aritmética. O valor da segunda hora é R$ 4,00 e o da sétima é R$ 0,50. Quanto gastará o proprietário de um automóvel estacionado 5 horas nesse local?

2

Respostas

2014-04-15T16:46:45-03:00
A resposta é dois e ciquenta reais

A melhor resposta!
2014-04-15T18:21:19-03:00
An = 1+(n-1).r
a6=a1+(6-1)r
0,5 = 4 - 0,50
-5r=4 - 0,50
-5r = -3,5 / 5 = -0,7

a4 = a1+(n-1).r
a4=4+3.(0,70)
a4 - 2,1
a4= 1,9

sn=(a1+na).n/2
s4=(4+1,9).4/2
s4=3,9 . 2
s4=11,80

a 1° hs custa 6,00 e as outras 4 custa 11,80.

6 + 11,80 = 17,80

1 5 1