Respostas

2014-04-15T18:11:48-03:00
Química é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações e sua identificação. Estuda a maneira que os elementos se ligam e reagem entre si, bem como, a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
2 3 2
2014-04-15T18:15:21-03:00


































O que é

A química é uma ciência que estuda as modificações e características dos elementos que encontramos na natureza. Esta importante ciência, através de técnicas específicas, desenvolve formas de sintetizar e purificar os elementos químicos. Muitas substâncias químicas são criadas a partir da união de determinados elementos naturais.A química está presente em todos os lugares e em todas as coisas que podemos visualizar. Tudo em nosso planeta é formado por partículas, substâncias e elementos químicos. O átomo, por exemplo, a menor parte da matéria, está presente em tudo.
A indústria química trabalha no sentido de colocar os conhecimentos e procedimentos para a elaboração de produtos, alimentos e materiais de usos diversos.



Como surgiu a Química
Dentre as ciências naturais, pode-se dizer que a Química é uma das mais novas. A Astronomia, a Física e a Matemática têm suas histórias estruturadas muitos anos antes de Cristo. Porém, não há uma data específica firmada como o “início” da Química. Cerca de 1500 a.C., os egípcios já utilizavam técnicas em que estavam envolvidas transformações químicas. Por volta de 478 a.C., o filósofo grego Leucipo apresentou a primeira Teoria Atômica de que se tem notícia, sendo que seu discípulo Demócrito a aperfeiçoou e propagou. A idéia principal era a seguinte: todas as coisas no universo são formadas por “grãozinhos” tão pequenos que não podemos enxergar e, dessa forma, temos a impressão que elas são contínuas. A esses “grãozinhos” foi dado o nome de Átomo, que significa “indivisível”. Contudo, entre os gregos, foi a idéia de outro filósofo foi a que mais prevaleceu: Aristóteles dizia que tudo é constituído de quatro “elementos” básicos: fogo, terra, água e ar. Após Aristóteles e conturbados anos da história, nasceu a alquimia, uma mistura de ciência, arte e magia que surgiu durante a Idade Média, tendo uma dupla preocupação: a busca pelo “elixir da longa vida” e a descoberta de um método para transformar qualquer metal em ouro. Nenhum dos dois objetivos da alquimia foi alcançado; porém, muitos progressos no conhecimento das substâncias




provenientes de minerais e vegetais foram obtidos, além de muitos materiais de laboratório terem sido aperfeiçoados. No século XVI, o suíço Theophrastus propôs que a alquimia deveria se preocupar com o aspecto médico em suas investigações.
Só nos últimos anos do século XVI e no decorrer do século XVII é que se firmaram os alicerces da Ciência Química. Nos séculos XVIII e XIX, os trabalhos de Lavoisier, Dalton, Avogrado e muitos outros deram origem à Química Clássica. No século XX, com o avanço tecnológico, os conhecimentos químicos também tiveram grandes avanços. O átomo teve sua estrutura interna pesquisada, foram sintetizados elementos artificiais e modernas técnicas de pesquisa foram implementadas à Química, como a computação e a eletrônica.