Respostas

2013-06-06T05:44:39-03:00

Quando o educador não se sente motivado a continuar sua capacitação em diversas áreas, como informática, utilizando métodologias seculares sem adequação ao tempo e espaço ocorrerão diversos problemas: 1. Aulas desinteressantes e ultrapassadas para alunos dispersos. 2. O comportamento do educador (desmotivação, mal humor, cansaço) se refletirá no aluno. 3. Não haverá integração com outras disciplinas (transversalidade), o que facilitaria a aprendizagem. A arte, a Educação Física e a Informática quando trabalhadas em conjunto com as demais, transforma as metodologias tornando as aulas interessantes. 4. Falta de planejamento individual e coletivo geram aulas ruins. 5. Um ano letivo com aulas somente entre quatro paredes, com livros descontextualizados está fora dos padrões atuais. 6. A política do faço de acordo com o que recebo é injusta com os alunos e desvaloriza a profissão. 7. Escolas com profissionais dispersos,  e desestruturadas são um porta aberta para a evasão, a violência e o baixo rendimento. 

O tema é complexo pois também envolve a valorização do educador por parte da administração pública. Professor mal remunerado é obrigado a trabalhar demais sem tempo para planejar um bom trabalho.

Isso é ponto de debate em diversas conferências de educação como as que ocorrerão esse ano em todo o país. Porém a verdade é que, como em qualquer lugar, um mau profissional falhará e fará o setor dacair.

2 5 2