Os médicos alertam : as bactérias estão se tornando resistentes aos antibióticos conhecidos. O problema é causado pelo uso incorreto desses medicamentos pelas pessoas. Explique como a seleção natural participa do processo que leva à resistência bacteriana e que consequências esse fato pode ter para à população humana.

Atencão: tenho 12 anos e estou no 7º ano, portanto preciso de uma resposta adequada a minha idade e a série que estou.
Obrigada:)

1

Respostas

2014-04-15T21:53:46-03:00
Vou tentar te explicar:
O conceito de seleção natural é que, características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em em gerações sucessivas de uma população, já as características desfavoráveis tornam-se menos comum.

Já a resistência bacteriana, é quando um medicamento antimicrobiano eficaz contra uma bactéria (matava ela) já não é mais eficaz. A bactéria produziu alguma substância que faz com que ela inative o medicamento, e assim o medicamento não vai mais conseguir destruir aquela bactéria. A bactéria é agora resistente aquele medicamento.

Se você juntar esses raciocínios, a seleção natural participa do processo que leva à resistência bacteriana porque os descendentes (filho) dessas bactérias que se tornaram resistente ao medicamento, também vão ser resistentes. Pois elas já vão nascer produzindo essas susbstâncias que inativam o medicamento. E a consequencia desse fato para a população humana é que, se todas as bactérias se tornarem resistentes aos medicamentos já existentes e não forem descobertos novos medicamentos mais potentes, a população pode morrer devido a uma simples infecção.
2 2 2