Respostas

2014-04-16T09:56:04-03:00
Situação que permite ao grupo observar, lendo e analisando textos históricos, como o tempo é organizado e expresso. É importante chamar a atenção não apenas para datas específicas. Expressões como "depois disso" (que indica uma sucessão de fatos), "enquanto isso" (que aponta a duração ou a sincronia entre os eventos) e "ao mesmo tempo em que" (que destaca sincronia e simultaneidade) são alguns exemplos.Durante a leitura (coletiva ou individual) você deve fazer perguntas para estimular a reflexão: "Esse evento ocorre em que momento?" e "Existe alguma relação entre os fatos citados? Qual?" (leia a atividade).Para explorar a história da cidade de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, Vanilde Cássia dos Santos, professora do 5º ano da EM Carlos Alberto Lopes, organizou leituras coletivas. "Os textos sobre a história local apresentavam referências à nacional, com datas e expressões. Por isso, ao longo da leitura, eu orientava pausas para a turma fazer a conexão entre os temas, recordando o que estava ocorrendo no país naquele período", diz.Baratz enfatiza que nem todos os momentos de leitura devem ser esmiuçados. "Inicialmente, é importante fazer as crianças atentarem para cada marcação. Mas, ao longo do estudo dos conteúdos, os marcadores podem ser retomados com perguntas mais amplas, que exijam que a turma interprete o texto e relacione-o com fatos revelados em outros materiais", explica.