1- Por que os corpos caem?
2- O que é uma força gravitacional?
3- Enuncie a lei da gravitação universal. Quem a formulou?
4- De acordo com a segunda lei de Newton, força e massa são grandezas diretamente proporcionais?
5- De acordo com a lei da gravitação, a força é inversamente proporcional ao quadrado da distância?
6- O que é um campo gravitacional da Terra?
7- Massa é diferente de peso? Explique.
8- O que é centro de gravidade?
9- O que é queda livre?
10- Em queda livre, os corpos mais pesados caem mais rapidamente que os mais leves? Explique.
11- O que é aceleração da gravidade? Qual o seu valor?

1

Respostas

2014-04-17T14:25:51-03:00
1-por causa da força gravitacional,,mas ainda não se sabe porque os corpos se atraem,,ea força gravitacional é muito fraca,,pois precisa de um planeta inteiro para te atrair.
2-
Força gravitacional é uma força que empurra tudo para o centro da Terra, por isso os objetos caem quando estão soltos no ar.
3-a lei é de kepler.
4-
Segundo a Lex II de Newton se a a massa do corpo for constante, a força resultante e aceleração produzida possuem intensidades diretamente proporcionais e a força resultante aplicada a um corpo é diretamente proporcional ao produto entre a sua massa inercial e a aceleração (expressado matematicamente por F->=ma->)
5-A verdade é que a única forma de se demonstrar isso é unir duas grandes teoria da física: A Relatividade Geral de Einstein e a chamada Teoria Quântica de Campos. 

Com isso, chega-se à seguinte conclusão (a qual vou interpretar de maneira "leiga", por isso não vai ter 100% dos detalhes da teoria): 

A força da gravidade é inversamente proporcional ao quadrado da distância devido à massa da partícula que transporta a gravidade, o gráviton, não ter massa.

6-
Na terra, a Força Gravitacional aumenta 10 m/s por segundo (Mais precisamente 9,8 m/s), ou seja, se um objeto é solto de um prédio de 100 metros, ele cairá em apenas 4 segundos e não 10, pois no segundo segundo, a Aceleração da gravidade aumentou 10, e assim por diante, tendo 10 + 20 + 30 + 40 = 100 metros
7-Massa é a quantidade de matéria que existe em um corpo. 
Peso é razão de massa e gravidade.
8-
É o ponto onde pode ser idealizado que a atração gravitacional atua no corpo, análogo como se faz com o centro de massa. Geralmente é o mesmo ponto que o do centro de massa, porém nem sempre, uma vez que a força gravitacional varia com o inverso do quadrado da distância (1/r²), quanto mais distante do centro da Terra, menor a força atrativa. Assim, se um corpo for muito extenso na direção radial (um arranha-céu, por exemplo) tem o seu centro de gravidade em um ponto diferente do centro de massa (que independe do campo gravitacional). O desvio é pequeno (uma vez que o tamanho de um prédio é muito pequena comparada com o raio da Terra), mas existe.
9-
Quando dois corpos quaisquer são abandonados, no vácuo ou no ar com resistência desprezível, da mesma altura, o tempo de queda é o mesmo para ambos, mesmo que eles possuam pesos diferentes. 
10-
Não. Os corpos caem com a mesma aceleração da gravidade (exercida pela Terra), independentemente de sua massa inercial, o que é diferente é a força (peso) com que os corpos são puxados pelo nosso planeta... 

Obs.: (Tome nota) 

* Temos o costume de dizer: "fulano é mais pesado do que ciclano", é verdade, mas, não sabemos o que estamos dizendo. Ou seja, estamos dizendo que "a Terra puxa, com mais força a um corpo do que outro corpo". O certo seria dizer "fulano possui mais massa, do que ciclano"!
11-
É a aceleração q um corpo material adquire provocada pela atração gravitacional de um outro corpo sobre ele. A aceleração da gravidade representada pela letra "g", não é uma constante. Ela depende do local onde a medimos.assim o valor da aceleração da gravidade na superfície de cada corpo celeste irá variar, dependendo da massa deste corpo. Na superfície da Terra o valor adotado para a aceleração da gravidade foi estabelecido pelo Comitê Geral de Pesos e Medidas, em 1901. Dizemos que, a 45o de latitude e ao nível do mar, a aceleração da gravidade na superfície da Terra é igual a 9,80665 m/seg2.
5 4 5