Me ajudem não consigo responde socorroooooo......

Apergunta e assim:

O triplo de um numero racional é igual ao dobro dele diminuido de 10.

a) Represente esse numero pela letra x e determine a equação correspondente a sentença.

b) Resolva a equação e encontre esse numero.

ME AJUDEM RÁPIDO SE PUDE

2

Respostas

2013-06-06T20:13:37-03:00

Um número x...

 

a) 3x= 2x-10

 

b) 3x-2x= -10

    x= -10

 

E só! =)

2 5 2
A melhor resposta!
2013-06-06T20:49:54-03:00

Lay, qualquer número pode ser representado por um número Racional, tipo... 10 não é 10/1?

Então... se ele diz que O triplo de um numero racional é igual ao dobro dele diminuido de 10, temos: 3x ( o triplo de um número) = (igual) 2x-10 (ao dobro desse número "x" menos 10)

Temos então... 3x = 2x-10 Essa aki é a expressão, tá?

Pra saber o valor de "x" vc deixa só akeles que estão acompanhados com o x de um lado e deixa do outro lado akeles números simples...

Ficando... 3x-2x=-10      *Lembra de trocar o sinal quando tá mudando de lado, tá?

Resolvendo isso ficamos com x = -10.

Abraços...

4 5 4