Regra de três composta
12 prisioneiros abrirão um túnel para fuga de 270 mts trabalhando 6 hrs por noite em 9 noites.
Quantas noites necessitam ser trabalhadas por 10 prisioneiros para abrirem um túnel de 450 mts trabalhando 4 hrs por noite?

2
e aí cleiton, como montar este probl.?

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-04-17T16:26:24-03:00


prisioneiros               mts                       hrs              noites    
   12                        270                          6                  9
   10                        450                          4                  x


 \frac{9}{x} =  \frac{10 }{12}  .  \frac{270}{450} .  \frac{4}{6}

 \frac{9}{x}  =  \frac{10800}{32400}

10800 x = 291600

x = \frac{291600}{10800}

x= 27 noites
1 5 1
Laiz171 - fico muito grato por ter me ajudado nesta resposta.
2014-04-17T16:38:24-03:00
 \frac{9}{x} = \frac{10}{12} * \frac{270}{450}* \frac{6}{4}
 \frac{9}{x} = \frac{16200}{21600}
16200x=9*21600
16200x=194400
x= \frac{194400}{16200}
x=12
vc precisa descobrir se o dado é diretamente ou inversamente proporcional à grandeza "x" q vc quer encontrar. assim, se for diretamente vc deixa a fração como está, se não, vc inverte o numerador e o denominador. então vc multiplica tudo no numerador e tudo no denominador e depois de achar esses resultados vc resolve a conta como regra de 3 simples.
Cleitonsantana, fico muito grato pelas suas orientações, já consegui montar, o resultado deu 27 noites.