Respostas

2014-04-17T16:41:28-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cnidários ou Celenterados é o filo que tem animais como medusas, pólipos, hydras, corais, anêmonas, e o nome do filo é devido a presença de células especializadas na defesa, chamadas cnidócitos ou cnidoblastos.
São os primeiros animais diblásticos, apresentam celoma ausente, sistema respiratório ausente, apresentam um sistema nervoso de arco reflexo, digestão é intracelular e pouca parte extracelular, a reprodução é sexuada com formação de gametas ou brotamento, são encontrados em água doce ou salgada. Observação : apresentam metagênese ou alternância de gerações, ou seja, um pólipo origina uma medusa que origina um pólipo.
1 5 1
  • Usuário do Brainly
2014-04-17T16:43:39-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Os cnidários ou celenterados é um dos filos do reino animal, mais precisamente dos animais invertebrados. Ele se divide em 3 classes: Hidrozoários, Cifozoários e Antozoários. Eles apresentam apenas DOIS folhetos germinativos, e portanto são diblásticos.

A existência de apenas dois folhetos é porque estes animais param na gástrula, e nesta fase a mesoderme (terceiro folheto que falta) ainda está começando a se formar. 

Por não possuirem mesoderme, eles não possuem o celoma, que é uma cavidade totalmente revestida por mesoderme. São animais protostômios (blastóporo origina a boca), e possuem simetria radial.

O sistema digestório desses bichos é incompleto. Ou seja, a digestão começa sendo extracelular (numa cavidade digestória) e termina de maneira intracelular, ou seja, dentro das células.

O sistema circulatório ainda não é bem desenvolvido, acontecendo neste bicho por difusão (célula por célula). Assim como o sistema respiratório e excretor, todos acontecem por difusão.

O sistema nervoso deste bicho é chamado de sistema difuso ou em rede. Quer dizer que ele responde a reflexos, prendendo os alimentos (pequenos peixes geralmente) em seus tentáculos e levando até a boca num processo lento.

A reprodução conta com duas formas: pólipos (forma séssel, presa a um substrato), que se reproduzem assexuadamente por brotamento e medusas (formas livres), que se reproduzem sexuadamente por meio de um estágio larval (a larva é conhecida como plânula). Uma forma dá origem a outra, por isso que em algumas espécies há a metagênese, alternando duas gerações, uma em forma de pólipo e a outra em forma de medusa.

Este filo possui um tipo de célula exclusiva: os cnidócitos. São células que produzem uma substância urticante, de grande importância para o animal. Pode servir como defesa ou auxílio na captura de alimentos, pois queima/dá choque nas presas.
1 5 1