Um menino sai de sua casa e caminha para a escola dando , em média , um passo por segundo . Se o tamanho do seu passo é de 0,5 m e se ele gasta 5 minutos no trajeto .

a) Quantos minutos no total ele gasta para sair de sua casa e chegar á escola e depois do final da aula retorná-lo para casa?

b) Quantos metros ele efetuou durante o trajeto casa escola e escola casa ?



Ajudaa por favor :))

2

Respostas

2014-04-17T17:38:26-03:00
A)Multiplica 5 minutos por 2,que a ida e volta da sua casa a escola:
10*60=600 segundos.

b)Na "a" nós vimos que ele gastou 600 segundos da sua casa a escola,ida e volta
seus passos são 0,5,então multiplica:
600X0,5=300 metros

1 4 1
A melhor resposta!
2014-04-17T17:54:01-03:00
Anotando os dados  da questão, temos:

1 passo/ segundo
Cada passo tem 0,5 metros
O trajeto casa-escola leva 5 minutos.

a) O tempo que ele gasta para ir vir da escola é, logicamente, 10 minutos.

b) Sabendo que ele dá 1 passo / segundo e que cada passo tem 0,5 metros, temos que a velocidade média dele é de 0,5 metros/ segundo.
Não podemos esquecer que a velocidade está em m/s e o tempo do trajeto está em minutos, logo, transformemos os minutos em segundo, fazendo uma simples regra de três...

1 minuto  --  60 segundos
10 minutos  --  x segundos

x = 600 segundos.

Agora, é só aplicar na fórmula de velocidade média para  achar a distância percorrida...

v = /\S / /\t
0,5 = /\S / 600
/\S = 0,5 . 600
/\S = 300

Logo, ele percorreu uma distância de 300 metros no trajeto casa-escola-escola-casa.
Espero que tenha ajudado :D 
1 5 1