“ Minha filha tem 6 anos e está
sendo alfabetizada. Estou preocupada porque ela escreve tudo errado
(faltam letras nas palavras). A professora disse que eu não devo me
preocupar, mas gostaria de entender melhor o método de alfabetização
construtivista.”

Segundo Emilia Ferreiro, a criança antes de atingir a escrita convencional passa por uma fase intermediária denominada silábico-alfabética.
Nessa fase, a criança escreve cada sílaba, ora com uma letra, ora com
duas, o que explica o comportamento da criança citada acima.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
ou
Falso

2

Respostas

2014-04-17T18:14:48-03:00
Verdadeiro minha irma também tem 6 anos e ela também faz isso mas ela ainda esta aprendendo ela só sabe escrever o nome dela 
 
o tema es sobre ferrero
tire suas proprias conclusoes ----- CONSTRUTIVISMO NÃO É MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO- EMILIA FERREIRO E JEAN PIAGET
A melhor resposta!
2014-04-17T20:23:04-03:00
Verdadeiro, na fase silábica alfabética qué é a fase antecessora da alfabética,o aluno escreve  as palavras com algumas sílabas com duas letras( alfabética) outras apenas com uma letra. 
   Nas fases a criança ou adulto no processo de alfabetização vão construindo a escrita , e passam por fases,
 são fases  da hipótese da escrita :


  Pré-silábica: o aluna escreve a palavra com letras, e ou números aleatoriamente, ainda não sabe que que a escrita é a grafia do som (fala)ou seja  é realizada através de sílabas, e da maneira que  produzimos o som 

  Silábica sem valor sonoro: o aluno sabe que escrevemos com letras, e a escrita corresponde a fala( coloca 1 letra para cada sílaba), porém não atribui som:
   Exemplo:
  Ao ditar a palavra bexiga,a criança pode ter a seguinte escrita: ACI, três letras

 Silábica com valor sonoro: escreve com letras atribuindo um som ,podendo ser somente nas vogais,ou somente escreve as consoantes,ou vogal ou consoante, nessa fase o aluno "acredita", que uma letra representa uma sílaba

 Exemplos ao escrever a palavra brigadeiro:

 A- silábica sem valor sonoro: stga( 4 letras)
 B - com valor sonoro nas consoantes: BHDR,( H é comum escrever a letra H ou G)
 C-com valor sonoro nas VOGAIS:IAEO 

  Silábica- alfabética:
 Gato----- "GTO"
 Mesa ----"MeZ"
 Borboleta- "boblet" 
 cachorro: " caxro"

 Alfabética:compreende o sistema de escrita,e escreve cada sílaba com duas ou mais letras:

 Alfabética 1-

  Brigadeiro---- bigadero
  bexiga------  Bexiga
  doce---- doce 
 pão---- pao



 Alfabética 2

 Bicicleta- bicicleta
 carrinha- carrinho
 pião- pião
 giz - giz

 São apenas exemplos fictícios,para saber qual hipótese a criança está ,é necessário fazer diagnósticos, como:

 1- ditar o nome
  Ditar palavras com mesmo campo semântico
 2- uma palavra com 4 ou mais sílabas, --- brigadeiro
 3-- uma palavra com 3 ou mais sílabas,--- bexiga
 4-- uma palavra com 2 ou mais sílabas, doce 
 5--- uma palavra com 1 ou mais sílaba- pão

 Frase: utilizando uma das palavras ditadas anteriormente.
  

 





 


1 5 1