NEGRINHA Monteiro Lobato. Questões ."qualquer coisinha" uma mucama assada ao forno, porque se engraçou dela o senhor; uma novena de relho, porque disse: "como é ruim a sinhá"...
a) qual figura de linguagem predomina no trecho?
b)ainda em relação a esse trecho , explique por que as aspas tem significado diferente em "qualquer coisinha" e em "como é ruim, a sinhá".
2) a mesma figura de linguagem que você identificou na questão anterior é usada com frequência na caracterização do personagem dona inácia.
-escrever duas passagens do texto (negrinhahttp://www.bancodeescola.com/negrinha.htm )em que isso ocorre ;depois; explique qual papel tal figura de linguagem exerce na construção desse personagem.
3)pode-se dizer que o narrador desse conto lembra um " contador de casos" pelas marcas de oralidade que insere na narração.
- coloque aqui trechos que justifiquem sua resposta

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-18T11:30:01-03:00
A) Foi usada a figura de linguagem eufemismo,que tem como objetivo usar palavras mais suaves para dizer mais pesadas ou ruins.
b)a primeira vez que as aspas foram usadas em "qualquer coisinha",foi para destacar o termo,dando mais ênfase.Na segunda vez que elas foram usadas,"como é ruim a sinhá",foi para destacar a fala da personagem.
11 4 11