O benzeno é composto tóxico usado como solvente e como matéria- prima na produção de plastico e tintas.Ao nivel do mar, o ponto de fusão do benzeno é 5,5 ºc e seu ponto de ebulição e 80ºc?
a) qual é o estado fisico do benzeno a 52 ºc ?
b) quais as mudanças do estado fisico sofridas por uma amostra de benzeno, inicilamente a 0ºc , quando aquecida até 90 ºc ?
c) em relação á agregação das particulas , como estarão as moleculas de benzeno no estado sólido

2

Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-04-18T12:16:23-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Ponto de fusão do benzeno:     5,5°C.
Ponto de ebulição do benzeno: 80°C

Isto quer dizer que, abaixo de 5,5°C o benzeno está no estado sólido. Entre 5,5°C e 80°C estará líquido e acima de 80°C, estará gasoso. Podemos responder agora o que se pede.

a) A temperatura de 52°C está entre 5,5°C e 80°C. Portanto, o benzeno nesta temperatura está no estado líquido.

b) Inicialmente, a 0°C o benzeno está líquido. Quando chega a 80°C ele atinge seu ponto de ebulição, e portanto quando chega a 90°C está no estado gasoso.

c) No estado sólido as moléculas estão todas juntas, bem pertinho umas das outras, formando algo maciço, duro. Por isso que no estado sólido as substâncias são rígidas, pois há pouco espaço (ou não há espaço) entre as moléculas.
9 5 9
2014-04-18T12:20:55-03:00
A) líquido, pois ele ainda não atingiu seu ponto de ebulição. E a alternativa não especificou qual pressão, temperatura .. Estão subentende-se que esteja no estado LÍQUIDO.

B) inicialmente a 0°C ele se encontra no estado SÓLIDOS, a medida que a temperatura se aproxima dos 5,5°C ele começa a se fundir, a partir dai, ela já se encontra no estado LÍQUIDO. A medida que a temperatura vai sendo aumentada partículas vão se desaprendendo e vão evaporando, quando atinge sua temperatura de vapor que é 80°C ele sofre a passagem do estado líquido para o VAPOR/GÁS . Encontrando-se portando no final no estado de VAPOR ao 90°C

C) As partículas estão bem agregadas umas as outras devido, a pouco vibração das moléculas e as forças intermoleculares que se criam.
1 5 1