Boa Tarde Gente! Eu de novo ;)
Bom, eu estava fazendo um trabalho sobre a independência da Argentina, Chile e Bolívia e gostaria de saber se tem como fazer um resumo bem resumido mesmo sobre esse assunto!
A melhor resposta será a primeira!
Beijo ... ♥♥♥

1

Respostas

2014-04-18T20:19:53-03:00
Chile - se iniciou em 18/09/1810 quando foi assinada a carta da Primeira Assembléia Nacional Constituinte. O processo de Independência durou até 1818 quando em 12/02/1818 foi proclamada oficialmente a Independência da República de Chile. 

Bolívia - A luta pela independência começou em 1809, mas permaneceu parte da Espanha até 1825, quando foi libertada por Simón Bolívar, a quem o país deve o seu nome. Após uma breve união com o Peru, a Bolívia tornou-se totalmente independente. Nos anos seguintes, a Bolívia perdeu parte do seu território devido a vendas e à guerra. Uma das mais importantes guerras foi a Guerra do Pacífico, quando perdeu sua saída ao mar.

Argentina - Os argentinos consideram San Martín — que realizou a campanha de independência da Argentina, Chile e Peru — como herói de sua emancipação e "Pai da Pátria". Após a derrota dos espanhóis, os unitários e os federais iniciaram um longo conflito para determinar o futuro da Nação. Em 1820, com a Batalha de Cepeda, iniciou-se um período de autonomias provinciais e guerras civis; a união entre as províncias só se mateve graças aos chamados tratados interprovinciais. As lutas internas no país em formação sucederam-se por mais de quarenta anos. Os caudilhos provinciais dominaram o mapa político ao longo do século XIX e manejavam seus redutos com exércitos próprios.Em 1826 o Congresso nomeava o primeiro presidente constitucional, Bernardino Rivadavia, de tendências centralistas.