Respostas

2014-04-18T20:46:18-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
D. Pedro I foi deixado por seu pai, D. João VI governando o Brasil, porém subordinado ao governo português. Mas um sentimento nacionalista pressionou D. Pedro I que proclamou a independência política do Brasil em relação a Portugal, tornando-se o primeiro imperador do Brasil. O episódio da proclamação teria se passado às margens de um riacho em São Paulo, chamado Riacho do Ipiranga, bairro onde hoje em dia existe um museu histórico importante. A declaração da independência pelo grito "Independ~encia ou morte" teria ocorrido em 7 de setembro de 1822.
2014-04-19T11:29:30-03:00
Há muito tempo o povo andava insatisfeito com o domínio de Portugal, principalmente no que se dizia a respeito de nossas riquezas minerais irem para Portugal, vários movimentos aconteceram bem antes da independência, o mais forte foi a Inconfidência Mineira, daí no dia 7 de setembro de 1822 as margens do Rio Ipiranga em São Paulo Dom Pedro I  deu o famoso grito: Independência ou Morte