Respostas

2014-04-18T21:47:28-03:00
O Behaviorismo Metodológico ou Clássico tem como representante Watson.Então, Watson usava como modo causal o mecanicismo, tendo como paradigma S-R ( estímulo - resposta ). Watson só considerava comportamento as mudanças glandulares(esses comportamentos seriam reflexos) e aquilo que fosse publicamente observável. Pensamento, então, não era comportamento. Para Watson o estímulo(S) seriam eventos ambientais externos e fisiológicos internos e sua visão de homem era dualista, ele propôs uma Psicologia Positivista.

  O Behaviorismo Radical! Este tem como principal representante Skinner. Skinner usava como modelo causal a Seleção por Conseqüências e tinha como paradigma Sd-R-Sr. Para Skinner seria comportamento a relação entre a ação e outros eventos, e a resposta seria qualquer ação do organismo vivo e estímulo seria qualquer evento que se relacionasse com a ação. Watson via o homem como monista materialista e propôs uma Filosofia da Ciência aplicada ao comportamento.
2014-04-19T14:03:01-03:00
Em complemento a resposta do colega, tal diferença entre a aplicação da teoria comportamentalista pode ser verifica pelos esquemas que definem o comportamento posterior aos estímulos.

Para Watson, do Behaviorismo Clássico, tem-se apenas um estímulo e uma resposta no modelo S-R - Stimulus-Response (estímulo-resposta), segundo o qual frente a determinado estimulo haveria sempre o mesmo comportamento, desconsiderando aspectos orgânicos, outros aspectos psicológicos como gostos e imaginação, e fatos circundantes.

Para Skinner, do Bahaviorismo Radical, tem-se o condicionamento operante baseado no modelo seleção por consequência, segundo o qual o comportamento será adotado ou evitado após a resposta ao primeiro estímulo que será considerada um reforço como um estímulo reforçador, só a partir daí haverá a adoção ou não do comportamento em situações semelhantes.
Neste caso o modelo adotado é o 
Sd-R-Sr - discriminative stimulus (Sd), response (R), response stimulus (SR). A resposta que será considerada aqui como um segundo estímulo podera ter característica positiva ou negativa, sendo, portanto, considerada um estimulo positivo a resposta que estimule o comportamento, ou um estímulo negativo quando assumir características de punição, e iniba o comportamento em situações posteriores e semelhantes.

Espero que ajude ainda mais