Respostas

2014-04-19T01:01:34-03:00
A química é tudo em sua vida atualmente.
Desde o carro que sua mãe te levava para escola, os combustíveis, medicamentos. TUDO.

Existe até uma explicação bem legal, que eu vou resumir:

Quando você acorda pela manhã, provavelmente o dia ainda está bem escuro. Logo, você acende sua lâmpada do quarto, por exemplo. Está ocorrendo a QUÍMICA, pois para acender essa lâmpada ocorre o aquecimento do filamento de tungstênio num bulbo de vidro. Mas tudo bem, vida que segue. Você irá tomar banho, e está utilizando sabonete, xampu, creme dental, TODOS da indústria química. 

Imagine se você não estivesse em um péssimo dia e está com dor de cabeça. Não se preocupe, você tomará um MEDICAMENTO que foi produzido graças aos experimentos químicos.

Resumindo, das coisas menores até as maiores, tudo a química está envolvida.
2014-04-19T01:15:07-03:00
Química é a ciência que se dedica ao estudo da matéria, levando em conta a sua composição, as reações e as transformações.

As principais áreas em que se divide a Química são:

Bioquímica (Química Biológica): estuda os processos, reações e interações químicas nos organismos vivos.

Físico-Química (Química Física): disciplina que combina as ciências de Física e Química para estudar as propriedades físicas e químicas da matéria. Engloba outras disciplinas importantes como a cinética química, a mecânica quântica, a espectroscopia e a eletroquímica, a termodinâmica química e a termoquímica.

Química analítica: ramo da Química que analisa amostras de material para identificação da composição química e estrutura.

Química mineral: ramo da Química que estuda os metais e suas combinações.

Química orgânica: ramo da Química que compreende o estudo de todos os compostos do carbono, analisando a estrutura, as propriedades, a composição e as reações químicas.

Química inorgânica: ramo da Química que estuda as propriedades e as reações dos compostos inorgânicos - ácido, bases, sais e óxidos.

Química nuclear (Radioatividade): estuda os fenômenos materiais e energéticos que acontecem no núcleo dos átomos.

Denomina-se "químico" o profissional formado no curso de Química. Sua área de atuação está concentrada na investigação de substâncias e compostos, e na criação e desenvolvimento de novos materiais e produtos químicos em laboratórios.