Respostas

2014-04-19T14:05:47-03:00
a) O centro capitalista tinha o papel de insistir no livre mercado de trocas, extremamente favorável a Inglaterra, que nesta época fazia parte do centro.
b) Nesta DIT os blocos de países semi - periféricos tinham o papel de fazer uma pacificação entre os dois conjuntos de países: Capitalista e socialista, favorecendo em parte, a consolidação e o aprofundamento do bloco soviético.
c) A parte majoritária dos investimentos em ciência e tecnologia são de responsabilidade dos países do centro capitalista.
d) Os países tiveram um papel de levar avante um projeto de industrialização natural através de uma estratégia pró-sistêmica, vivendo em condições precárias mais tradicionais às dos países periféricos.
e) Os países semi - periféricos tinham uma combinação com um forte esforço das elites internas com a oportunidade de ter o seu espaço geográfico nacional privilegiado pela concorrência das grandes empresas transnacionais, impedindo de tal forma, o aprofundamento da polarização entre países ricos e pobres.
 f) Nesta 3º DIT, houve a ampliação dos investimentos na construção de filiais nas economias nos países semi - periféricos, proporcionou o reforço adicional na estratégia pós-sistêmica de industrialização em países de per capita intermediária. As empresas multinacionais transformaram-se em corporações transnacionais.
g) Tinha o papel de compensar a grande importação de produtos manufaturados ingleses através da exportação de produtos primários , basicamente alimentos e matérias primas, onde o setor agrícola era o grande empregador nestes países.
h) Os países periféricos tiveram um pequeno subconjunto de nações que ingressaram no estágio de produtores e até exportadores de produtos manufaturados.

0