Respostas

A melhor resposta!
2014-04-19T11:13:27-03:00
A formula é: h²=a²+b²
Utiliza o teorema de Pitágoras quando vc quer achar o valor do cateto adjacente (a), cateto oposto(b) ou hipotenusa(h) em um triângulo retângulo . 
Exemplo:
Um avião percorreu a distância de 5 000 metros na posição inclinada, e em relação ao solo, percorreu 3 000 metros. Determine a altura do avião.
Ao representar esse exercício em forma de triangulo irá dar um triangulo retângulo.
Temos que hipotenusa(h) é igual a 5000 metros; Cateto adjacente(b) é igual a 3000 metros queremos achar a altura (cateto oposto-b).
  h²=a²+b²
5000²=3000²+b²
25000000=9000000+b²
25000000-9000000=b²
16000000=b²
b=√16000000
b=400
A altura (b) que o avião se encontra do solo é de 400 metros.
Espero ter ajudado :))
2 5 2
2014-04-19T11:20:54-03:00
Num triângulo retângulo temos a hipotenusa e os catetos (oposto e adjacente).
O teorema de Pitágoras diz que: "A soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa."

cateto² + cateto² = hipotenusa²

Por exemplo, num trângulo onde um cateto vale 3, e outro cateto vale 4, qual o valor da hipotenusa?

h² = 3² + 4²
h² = 9 + 16
h² = 25
h = √25
h = 5

Se a hipotenusa vale 2, e um dos catetos vale 0,5, qual o valor do outro cateto?

2² = (1/2)² + c²
4 = 1/4 + c²
15/4 = c²
c = √15/√4
c = √15/2



1 3 1