Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-04-19T16:04:42-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Para que uma criança tenha eritroblastose fetal deve existir as seguintes condições:

- O pai ser Rh+ (RR ou Rr);
- A mãe ser Rh- (rr);
- A criança ser Rh+ (Rr).

Caso não ocorra estas três condições, a doença é evitada. Mas caso ocorrer, há também maneiras de se evitar a doença.

Um primeiro filho de um casal sob essas condições não é afetado. Há a mistura de fatores no parto, onde há o contato de sangue materno com o sangue do bebê, "infectando" a mãe. Caso não seja feito nada, o corpo da mulher criará células e memória e produzirá células de defesa anti-Rh.

Já em uma segunda gestação, apresentando as condições, os anticorpos da mãe começam a atacar as hemáceas da criança, fazendo com que ele fique com uma anemia profunda. Uma das maneiras de se evitar a doença é, após o parto da primeira criança, injetar o soro anti-Rh na mãe, que destruirá as hemáceas com o fator Rh+, para que assim ela não seja sensibilizada e para que não crie células de memória que produzirão anticorpos que atacarão posteriormente os anticorpos do segundo filho.
1 5 1