3ª QUESTÃOAs ciências sociais tiveram, na matemática, um campo fundamental para a construção do método de análise social. Augusto Comte, um dos pioneiros na formação da Sociologia como ciência, teve, nas ciências exatas e biológicas, sua inspiração para a formação do método positivo. Sobre as heranças da matemática e das ciências naturais, no método positivista, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correspondente:1 - A subjetividade é a maior herança das ciências exatas e biológicas, nas ciências sociais. Para Comte, a incerteza que repousa dentro dos indivíduos deve ser levada em conta como condição para a compreensão dos fenômenos sociais, utilizando o princípio da exatidão matemática.2 - A observação objetiva dos fenômenos sociais é uma herança das ciências naturais. Descrever apenas o que se observa enquanto fenômeno e não interpretar com valores morais aquilo que se estuda através da observação.3 - A quantificação dos fenômenos sociais. Dar a proporcionalidade matemática para ter uma dimensão exata e considerar, de forma concreta, a condição em que os fatos sociais ocorrem.4 - Tratar os fatos sociais na condição de coisa material. Eles devem ser observados da mesma forma que se observa um fenômeno químico ou biológico. O cientista, o observador, não pode se envolver e não deve colocar nenhum julgamento moral sobre o fato que se observa.ALTERNATIVASSomente as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.Somente as alternativas 2, 3 e 4 estão corretas.Somente as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.Somente as alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.Todas as alternativas estão corretas.

1

Respostas

2014-04-20T19:31:26-03:00
1 - A subjetividade é a maior herança das ciências exatas e biológicas, nas ciências sociais. Para Comte, a incerteza que repousa dentro dos indivíduos deve ser levada em conta como condição para a compreensão dos fenômenos sociais, utilizando o princípio da exatidão matemática.2 - A observação objetiva dos fenômenos sociais é uma herança das ciências naturais. Descrever apenas o que se observa enquanto fenômeno e não interpretar com valores morais aquilo que se estuda através da observação.4 - Tratar os fatos sociais na condição de coisa material. Eles devem ser observados da mesma forma que se observa um fenômeno químico ou biológico. O cientista, o observador, não pode se envolver e não deve colocar nenhum julgamento moral sobre o fato que se observa.  1,2 e 4
2 3 2
Na página 91 diz assim.. "A objetividade é um critério fundamental para o cientista social positivista. " desta forma só tem como a 2,3 e 4 estarem corretas.
para Comter a subjetividade ela deve ser confrontada com a realidade isto com a objetividade ou seja ela ao pode ser uma herança. Portanto a alternativa correta é 2,3,4
esta certo em a afirmar que subjetividade é a maior herança, portanto 1 2 4 estão corretas.
2, 3 e 4
na página 92 diz que a objetividades está ligada a neutralidade. O sociologo tem que ser neutro. a resposta é a 2, 3 e 4.